APRESENTAÇÃO
De todos os aspectos essenciais nos quais se constrói a filosofia da gentileza , o bem estar do próximo é um dos mais importantes. Afinal quem não gosta de ser bem tratado? Quem não gosta de, na hora de um aperto ter algum por perto para nos dá a mão? Quem não se sente bem diante de um sorriso verdadeiro ? Quem não gosta de ver seu nome pronunciado por alguém ? Atitudes de carinho, respeito e atenção fazem toda a diferença. E as pessoas que agem com gentileza, com respeito e consideração , são sempre muito admiradas por quem recebe um comportamento tão agradável , produto e de uma pessoa gentil. Mas afinal o que é Gentileza ? Gentileza é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. Dessa forma, ser gentil é um atributo muito mais sofisticado e profundo do que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta, porque embora possamos (e devamos) ser educados, a gentileza trata de uma característica diretamente relacionada com caráter, valores e ética; sobretudo, tem a ver com o desejo de contribuir com um mundo mais humano e eficiente para todos.
Para percebermos quanta diferença faz um ato de gentileza basta analisarmos :
- O quanto as pessoas não conseguem ser gentis porque a rotina nos cega.
- Iludidos por idéias equivocadas, que nos induzem a um ritmo de vida onde o ter vale mais do que geralmente nos tornamos mais e mais insensíveis as necessidades alheias
- E nesta ótica de vida vamos nos relacionando com as pessoas mesmo com aquelas que amamos - de forma menos gentil, mais apressada e mais automatizada, sem nem nos darmos conta disso.
- Confundimos geralmente o ato de ser gentil com a ação de um bobo a fazer o que todos querem que a gente faça. Quando pelo contrário: quanto mais gentil somos com as pessoas, mais gentil somos também com nossa verdade, com nossos valores.
OBJETIVOS
GERAIS
Solidificar a cultura de gentileza em nossa comunidade como ferramenta imprescindível à construção de uma sociedade mais justa onde o trabalho os atos gentis representem caminho, para se atingir um melhor equilíbrio na relações pessoais e sociais .
A data de 29 de maio vem celebrar o dia em que a gentileza passou a ser personificada através da memória de José Dantrino, conhecido também como José Agradecido ou profeta Gentileza que morreu no ano de 1996 aos 79 anos. Gentileza mostrou ao Brasil que mais forte que a própria vida e a própria morte é a mensagem que se deixa . Gentileza propunha pelas suas andanças pelo Rio de Janeiro a ação de atos gentis como forma de expressarmos cuidado e ternura pelo outro. Sua frase síntese, resume o sentimento presente nos 55 murais que pintou sob um viaduto da cidade do Rio de Janeiro, “Gentileza gera Gentileza”.
ESPECÍFICOS :
Nossa proposta e que neste dia 29 você ou a sua instituição possa colaborar com alguma idéia que divulgue a importância dos atos gentis. Promovendo a discussão e a prática da gentileza como o principio de uma positiva ética na relação entre os povos. Levar o conhecimento dos efeitos dos atos gentis como forma de aprimoramento pessoal a quem os faz. Conscientizar e reforçar os conceitos de gentileza dentro de um processo de elevação do sentimento de solidariedade e cidadania.
PÚBLICO-ALVO
Toda a comunidade que de alguma forma abrace a causa da gentileza:
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Dia 29 de maio de 2010
AÇOES SUGERIDAS :
1.Tente se colocar no lugar do outro. Isso o ajuda a entender melhor as pessoas, seu modo de pensar e agir.
2.Aprenda a escutar. Ouvir é muito importante para solucionar qualquer desavença ou problema
3.Pratique a arte da paciência. Evite julgamentos e ações precipitadas.
4.Peça desculpas. Isso pode prevenir a violência e salvar relacionamentos.
5.Pense positivo. Procure valorizar o que a situação e o outro têm de bom e perceba que este hábito pode promover verdadeiros milagres.
6.Respeite as pessoas quando elas pensarem e agirem de modo diferente de você. As diferenças são uma verdadeira riqueza para todos.
7.Seja solidário e companheiro. Demonstre interesse pelo outro, por seus sentimentos e por sua realidade de vida
8. Analise a situação. Alcançar soluções pacíficas depende de se descobrir a raiz do problema.
9.Faça justiça. Esforce-se para compreender as diferenças e não para ganhar, como se as eventuais desavenças fossem jogos ou guerras.
10.Mude a sua maneira de ver os conflitos. A gentileza nos mostra que o conflito pode ter resultados positivos e ainda tornar a convivência mais íntima e confiável.
Baseadas no que propõe Rosana Braga, Escritora, Jornalista e Consultora em Relacionamentos, em seu livro “O poder da gentileza”,
Nenhum comentário:
Postar um comentário